Acessibilidade
Portal da transparencia

Missão do PNUD busca acelerar desenvolvimento do Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou, na segunda-feira, dia 19, da abertura da Missão Multidisciplinar do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Amazonas. Durante o evento, realizado no auditório da sede do Governo, na Compensa II, zona oeste da capital, o governador destacou o papel do PNUD na construção e implementação do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, bem como no alcance das metas estabelecidas na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A nossa grande preocupação é construir um plano que seja factível e esteja alinhado com os objetivos do desenvolvimento sustentável, e que esse nosso PPA e a Agenda 2030 possam ser um plano de Estado. E, nesse processo, é importante ter um raio-x de como os números estavam, como estão hoje e como estarão no futuro ou, pelo menos, aonde é que nós queremos chegar. Isso é fundamental para que você, ao longo do processo, possa fazer as adequações e as correções necessárias”, explicou o governador Wilson Lima.

Por meio de consultas setoriais, reuniões temáticas e seminários que colaborem para o desenvolvimento do PPA, o PNUD visa identificar os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável no Amazonas, a partir do uso e aplicação de metodologias inovadoras. As informações coletadas facilitarão a criação de programas, projetos e ações, os chamados aceleradores do desenvolvimento, que irão impulsionar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Estado.

“O PNUD faz um trabalho fundamental nesse processo de levantamento, casando com a nossa realidade. E aí a gente vai construindo um plano que esteja dentro desses objetivos fundamentais para o nosso povo, que incluem redução da pobreza, geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente, e que garanta um Estado sustentável, para que a gente possa ter números melhores e faça uma entrega significativa para as próximas gerações”, enfatizou o governador.

Agenda – Em quatro dias de atividades, de hoje (19/08) a quinta-feira (22/08), o Governo do Estado e o PNUD vão reforçar o alinhamento do PPA aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A programação será realizada no Hotel Tropical Executive, zona oeste de Manaus.

“A ideia é transformar o Estado do Amazonas em um Estado melhor do que o que nós temos hoje. Para isso, a participação do PNUD é muito importante, porque traz o conhecimento técnico que eles têm, toda a capacidade de análise e a possibilidade de novos parceiros, que se juntem a nós, para promover esse desenvolvimento que procuramos para o Estado”, afirmou o secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jório Veiga.

A assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD, Ieva Lazareviciute, destaca o pioneirismo do Amazonas, que é um dos primeiros estados no Brasil a incorporar os ODS e o PNUD ao PPA. “O que eu posso destacar, de fato, é que a gente encontra aqui muito compromisso e criatividade. Nosso papel é mais acrescentar aquilo a que o Amazonas já deu início na construção de uma visão diferente para o Estado, de um interesse expresso de desenvolvimento mais rápido”, pontuou Ieva.

Multidisciplinar – Uma equipe de dez técnicos está em Manaus para cumprir agenda estratégica que envolve secretários de Estado, dirigentes da administração direta e indireta, gestores de programas estratégicos, iniciativa privada, sociedade civil organizada e meio acadêmico.

As consultas setoriais envolvem debates sobre assuntos como o papel do setor privado, segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, entre outros. “Esse trabalho de planejamento, para que o progresso possa chegar de maneira mais correta para nossa população, é fundamental. Está de parabéns esse trabalho que está sendo feito pelo Governo do Estado, que vai trazer vantagens para a nossa população”, destacou o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Louismar Bonates.

“Esse governo tem um grande diferencial, essa interação com todo o secretariado. Com isso nós temos a oportunidade e a possibilidade de colocar nossas metas, nossas propriedades, que façam parte do PPA. Dessa forma, teremos um grande desenvolvimento em nosso Estado”, observou a secretária de Estado do Trabalho (Setrab), Neila Azrak.

O titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrúcio de Magalhães Junior, defende que os objetivos de desenvolvimento sustentável têm impacto direto na qualidade de vida dos amazonenses.

“Mais uma inovação do Governo do Estado, alinhando as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o PPA do Governo do Estado, o que nos possibilita construir com sustentabilidade, erradicando a pobreza em todas as suas formas e lugares”, destacou o secretário.